O percurso formativo será conduzido junto aos gestores e técnicos através do arcabouço teórico-metodológico-legislativo da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, uma vez que é ela que direciona a execução dos serviços através dos aspectos normativos, estruturais, relacionais e orgânicos que conferem existência ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV. A dinâmica da formação se dará na reflexão da importância da gestão e equipe técnica na execução e efetivação da proteção básica, uma vez que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido e/ou apoiado pelo CRAS deve promover fortalecimento, sempre na perspectiva do direito e não do favor ou benevolência. Isso posto, a formação e capacitação permanente dos trabalhadores do SUAS busca qualificar o trabalho interventivo, protetivo e proativo na defesa e garantia de direitos
Professora da graduação e pós-graduação da FAPSS-SP, professora da pós-graduação Gestão e Serviços do SUAS da FAPCOM, formadora da PAULUS Social e membro da Social Soluções. Fundadora do Coletivo Força do Moxotó. Com graduação em História pela UNESP-Franca, pós-graduada em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela pela Faculdade Mauá, pós-graduada em Trabalho Social com Famílias pela FAPSS-SP e mestra em Serviço Social pela PUC-SP.
Geral:
Subsidiar gestores e equipe técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o desenvolvimento do planejamento da gestão do cotidiano de trabalho social com famílias no território.
Específicos:
• Contextualizar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na assistência social, considerando as normativas e as bases conceituais do SUAS;
• Aprofundar a reflexão sobre as atribuições do serviço e dos profissionais envolvidos qualificando o desenvolvimento dos percursos no território;
• Capacitar gestores e equipes técnicas para a construção do plano de intervenção no cotidiano de trabalho;
• Atender as demandas de ajustes no programa da formação para pensar as demandas do parceiro e seus trabalhadores.
Encontros dialogados e expositivos através da metodologia de intervenção ação-reflexão-ação que objetiva analisar e intervir no trabalho social e profissional, conhecendo o cotidiano de trabalho que originou uma teoria, refletindo sobre essa teoria que impacta na prática para, novamente, agir com uma nova ação crítica e consciente. Assim, a aprendizagem é dialógica, porque o processo de ação-reflexão-ação engloba não somente a reflexão sobre a prática, mas todo o pensar crítico a respeito das decisões tomadas pelos trabalhadores sociais, que irão intervir na realidade das famílias e dos territórios que elas habitam.
Gestores e equipes técnicas dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
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