Grupo 5.2025

Comunicação estratégica no âmbito da assistência social 5.2025

Programação 04/02 a 25/02
Carga Horária32h
CategoriaFormação
ModalidadePresencial

Sobre

A comunicação é parte fundamental e estratégia de ação para as organizações que atuam no campo da defesa de direitos para uma atuação cada vez mais enfática e promotora de transformações sociais. Em uma sociedade cada vez mais conectada, porém, que vivencia também um contexto de crescente desinformação e polarização, é fundamental preparar e trazer novos conhecimentos para os(as) profissionais do campo da promoção de direitos, construindo novas narrativas, mais engajadoras e mobilizadoras.
 Assim, esta formação irá trazer conteúdos teóricos e práticos, com estudos de casos, trabalhos em grupos e realização de um Laboratório Criativo, explorando as diversas linguagens do campo da comunicação – podcasts, textos, produções de conteúdo para redes sociais etc., oferecendo, assim, ferramentas práticas para a atuação dos trabalhadores e trabalhadoras em seus territórios.

Ao final do processo formativo, espera-se que o(a) participante tenha condições de construir um plano de comunicação que atenda às demandas de sua realidade e que possa ser instrumento prático para uma comunicação mais eficaz.

Programação

04/02
11:00h - 20:00h
terça-feira
11/02
11:00h - 20:00h
terça-feira
18/02
11:00h - 20:00h
terça-feira
25/02
11:00h - 20:00h
terça-feira

Formadora

  • Daniele Próspero

    Daniele Próspero

    Daniele Próspero é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista (UMESP), especialista em Jornalismo Social (PUC) e em Educação Comunitária (Anhembi Morumbi). É sócia-fundadora e membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e sócia-diretora do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público. Entre as iniciativas atuais em que está à frente, está a coordenação executiva da Revista Casa Comum e a coordenação do projeto Bora lá! Juventudes contra as de

Mais informações

Objetivos

Geral: Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos(as) participantes na promoção e implementação de uma comunicação estratégica e transformadora no campo da assistência social.

Específicos:

  • Ampliar conhecimentos sobre as legislações atuais no campo da comunicação (Marco Civil da Internet, Inteligência Artificial, Convenções etc.) e seus impactos na sociedade;
  • Oferecer ferramentas práticas para que as organizações atuantes na assistência social e seus(suas) profissionais possam desenvolver práticas periódicas de comunicação;
  • Explorar, por meio de estudos de casos, boas práticas de promoção da comunicação no campo social;
  • Criar planos de comunicação para implementação nas organizações sociais participantes.
Metodologia

A metodologia desta formação, é baseada nos princípios da educomunicação, ou seja, é amplamente dialógica, participativa e colaborativa, garantindo que os saberes e práticas dos(as) participantes sejam incorporados e fortalecidos durante toda a formação que será presencial, a fim de que os conhecimentos gerados ao longo do percurso façam sentido em sua prática cotidiana.
 Desta forma, a formação contará com atividades teóricas e práticas, com diversas dinâmicas, rodas de conversa e trabalhos em grupo para cocriações, com a utilização de multilinguagens, como vídeos, podcasts, fanzines e produções de redes sociais.

Público alvo

Profissionais atuantes em organizações da sociedade civil de assistência social.

Conteúdo programático

Localização

  • Faculdade PAULUS de Comunicação – FAPCOM (sala 3.07)

    Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana, São Paulo - São Paulo, 04017-030

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.